Em meados dos anos 60, dois dentistas brasileiros, dr. Mario Baldani e dr. Denizar de Figueiredo, pesquisadores das questões humanas e incansáveis investigadores da biologia e da fisiologia, perceberam que quando mudavam a morfologia (forma) bucal de seus pacientes através de reabilitações protéticas ou aparelhos ortopédicos, estes apresentavam amplas respostas fisiológicas. A partir desta percepção, associada às concepções humanistas, base de suas formações, dedicaram anos de suas vidas à prospecção e ao desenvolvimento de estudos em áreas do conhecimento humano nunca antes exploradas por pesquisadores da odontologia, entre elas a psicologia, sociologia, antropologia, filosofia, pedagogia, física, etc… Como resultado deste trabalho, estruturaram e conceituaram o que eles próprios denominaram Biocibernética Bucal, bio – vida, cibernética (piloto, programa). O nome sugere a idéia de uma reprogramação da biologia humana que tem como base de operacionalização a boca.
No aprendizado e no trabalho com a Biocibernética, tivemos o privilégio de conviver pessoalmente com o dr. Mario por cerca de oito anos, antes que ele nos deixasse em 1997. Participamos de grupos de estudos, seminários e discussões de situações clínicas. Boa parte destes anos, e mesmo após sua partida, tivemos a companhia simultânea do dr. Edison Swain, com o qual continuamos aprendendo muito sobre o tema.
A estes grandes amigos, prestamos nossa gratidão, pois o compartilhar de seus conhecimentos, abriu nossos olhos para uma nova perspectiva de entendimento e trabalho com o Ser Humano. Fica aqui o nosso muito obrigado!